10 melhores filmes de comédia brasileira segundo a ABRACCINE

Lista dos 10 melhores filmes de comédia brasileira:

Em setembro de 2016 a ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) lançou no Festival de Cinema de Gramado o livro “100 melhores filmes brasileiros” com participação dos principais críticos de cinema do Brasil. O ranking foi elaborado a partir da criação de listas individuais dos 25 melhores filmes que cada crítico escolheu, então dessa lista eles extraíram os 100 mais votados, cerca de 100 membros participaram do processo e 379 produções foram citadas nas listas individuais.

Baseado nessa lista retiramos os 10 melhores filmes de comédia brasileira escolhidos pelos especialistas, então você já sabem que aqui só tem pedrada!

10º) Os Saltimbancos Trapalhões (1981)

Os Saltimbancos Trapalhões - Melhores Filmes de Comédia Brasileira
Os Saltimbancos Trapalhões (1981)

Os Saltimbancos Trapalhões é o décimo melhor filme de comédia brasileira, foi estrelado pelo grupo humorístico Trapalhões baseado na peça teatral Os Saltimbancos, uma peça Italiana adaptada para o português pelo grande mestre da MPB, Chico Buarque. A peça original italiana foi por sua vez uma adaptação do conto Os Músicos de Bremen dos alemães Irmãos Grimm. Os críticos de cinema consideram esse como o melhor filme já feito pelos Trapalhões.

Didi, Dedé, Mussum e Zacarias são funcionários humildes que trabalham no Grand Circo Bartholo como contrarregras, mas são tão atrapalhados quando aparecem para o público que passam a ser a maior atração do circo, sendo explorados por Barão, o dono do Circo.

9º) A Marvada Carne (1985)

A Marvada Carne - Melhores Filmes de Comédia Brasileira
A Marvada Carne (1985)

A Marvada Carne foi um filme produzido por Cláudio Kanhs, da Tatu Filmes, dirigido por André Klotzel e estrelado por Fernanda Torres, Adilson Barros e Regina Cazé. O filme ganhou 11 prêmios no Festival de Gramado no ano em que foi lançado, incluindo o prêmio de Melhor Filme.

O filme conta a história de Carula, interpretada por Fernanda Torres, uma garota simples do interior que sonha em se casar, e pra realizar seu sonhe ela está disposta a tudo.

8º) O Auto da Compadecida (2000)

O Auto da Compadecida - Melhores Filmes Brasileiros de Comédia
O Auto da Compadecida (2000)

O Auto da Compadecida é com certeza um dos filmes nacionais de maior sucesso. Dirigido por Guel Arraes, o filme é baseado na peça teatral de mesmo nome escrita pelo grande Ariano Suassuna. O filme recebeu as premiações de melhor diretor, melhor roteiro, melhor lançamento e melhor ator durante o Grande Premio Cinema Brasil, evento criado pelo nosso Ministério da Cultura.

As filmagens do filme foram realizadas na cidade de Cabaceiras no interior da Paraíba e foi estrelado por grandes nomes como Matheus Nachtergaele, Selton Mello, Denise Fraga, Fernanda Montenegro, Lima Duarte dentre outros.

O filme conta a história de Chicó e João Grilo, dois pobre homens que vivem próximo a cidade de Taperoá na Paraíba, que para conseguir sobreviver entram nas maiores enrascadas possíveis.

7º) A Mulher de Todos (1969)

A Mulher de Todos - Melhores Filmes Brasileiros de Comédia
A Mulher de Todos (1969)

A Mulher de Todos é um filme dirigido por Rogério Sganzeira e o roteiro é baseado na história de Egídio Eccio. O filme é uma comédia baseada na chanchada, que é um estilo que predomina o humor ingênuo, burlesco, de caráter popular.

O filme conta a história de Ângela Carne, uma mulher insubmissa e ninfomaníaca, casada com Doktor Plirtz que faz os homens de gato e sapato.

6º) SuperOutro (1989)

SuperOutro - Melhores Filmes Brasileiros de Comédia
SuperOutro (1989)

SuperOutro é um curta-metragem do diretor baiano Edgard Navarro que por curiosidade era engenheiro civil e estrelado pelos atores Bertrand Duarte e Nilda Spencer. O Jornal Correio 24hrs nomeou o filme como o “Coringa” brasileiro.

O Filme conta a história de um homem esquizofrênico que ao ser despejado de sua casa, começa a viver a marginalidade de ser um morador de rua, uma maneira de sua mente escapar de todo esse sofrimento foi fazendo se acreditar ser um super-herói. Desde tomar banho na água imunda da sarjeta, defecar em um jornal na praia ou se masturbar em frente a uma loja só revelam a realidade de um indivíduo completamente sem noção da realidade.

5º) O Homem de Sputnik (1959)

O filme O Homem do Sputnik é considerado como um clássico nacional, foi dirigido por Carlos Manga e estrelado por Oscarito, considerado como o mais popular cômico do Brasil e também por Jô Soares.

O Homem do Sputnik conta a história de um homem que acha que o satélite russo Sputnik 1 caiu em seu galinheiro. A notícia se espalha e ele é perseguido por espiões de todos os tipos, até que a verdade vem a tona, Jô Soares faz o papel de um espião Americano que está no Brasil.

4º) Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976)

Dona Flor e Seus dois Maridos é um filme do gênero comédia dirigido por Bruno Barreto. Ele foi por 34 anos recordista de público entre o cinema brasileiro e já chegou a levar mais de 10 milhões de espectadores ao cinema. O Filme fez tanta fama que foi refilmado nos EUA com o título de Meu Adorável Fantasma no ano de 1982 e refilmado no Brasil em 2017.

O filme se passa na década de 40 e conta a história de Dona Flor, uma sedutora professora de culinária em Salvador, ela é casada com o malandro Vadinho, que só quer saber de farras e gastar dinheiro no jogo. Essa vida de abusos de seu marido acarreta em sua morte precoce num domingo de carnaval, deixando Dona Flor viúva, mas logo ela se casa novamente com o farmacêutico da cidade. Com saudades do antigo marido, que apesar dos defeitos era um ótimo amante acaba ressuscitando o seu espírito, que só ela vê.

3º) Todas as Mulheres do Mundo (1967)

Todas as Mulheres do Mundo (1967)

Todas as Mulheres do Mundo é um filme de Domingo de Oliveira gravado em 1966. O filme foi um raro sucesso brasileiro de crítica e público na época.

O roteiro é baseado nos contos “A Falseta” e “Memórias de Don Juan” escritos por Eduardo Prado.

O filme conta a história do jornalista Paulo, que mora na cidade do Rio de Janeiro, ele encontra com um amigo chamado Edu e lhe conta sobre uma falseta que aconteceu entre ele e uma mulher chamada Maria Alice.

2º) Bye Bye Brasil (1979)

Bye Bye Brasil (1979)

Bye Bye Brasil é o segundo colocado de nossa lista, ele é um filme dirigido por Carlos Diegues e é considerado como uma das mais importantes produções da década de 70.

O filme conta a história de Salomé, Lorde Cigano e Andorinha, três artistas circenses que cruzam o país com o espetáculo Caravana Rolidei, fazendo espetáculos para a população mais humilde. No meio do caminho eles se juntam com o tocador de acordeão Ciço e sua esposa Dasdô, então eles cruzam a Amazônia pela rodovia Transamazônica até chegar a Altamira.

1º) Macunaíma (1969)

E em primeiríssimo lugar, o filme de comédia brasileira que melhor se posicionou na lista da ABRACCINE, alcançando a décima posição geral é Macunaíma. O filme foi escrito e dirigido por Joaquim Pedro de Andrade, baseado na obra de mesmo nome do escritor brasileiro Mário de Andrade.

O filme inicia com o nascimento de Macunaíma, um anti-herói, preguiçoso, e sem nenhum caráter. Depois de adulto, Macunaíma deixa o sertão e a companhia de seus dois irmãos e vai viver aventuras na cidade grande .

Dudu Guerreiro

Sou fundador da Chá de Fita, amante da cultura brasileira, fotógrafo, produtor de eventos e ilustrador nas horas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial