➤ Ave Sangria Biografia – História e como tudo aconteceu

Ave Sangria Biografia

No cenário do rock nacional dos anos 70, um expoente surgiu no meio do rock psicodélico pernambucano. A banda era composta por Alceu Valença, Flaviola e o Bando do Sol, Lula Côrtes, Marconi Notaro e Lailson. Vamos saber um pouco sobre a biografia da Ave Sangria.

O primeiro nome desta banda era Tamarineira Village, mas, por sugestão de uma cigana, o grupo resolveu mudar de nome, e ficou conhecida então como Ave Sangria.

Agora então o conjunto era formado por Marco Polo nos vocais, Ivson Wanderley na guitarra solo e violão, também vocal, Almir de Oliveira no baixo, Israel Semente na bateria e Agrício Nova na percussão.

Biografia da Ave Sangria

Ave Sangria LP

Seu trabalho síntese é o Álbum Ave Sangria que foi feito em 1974.

Ave Sangria foi vítima da censura do governo militar de então. A ilustração da capa do primeiro disco da banda precisou sofrer mudanças devido a exigências da censura, no que o conjunto definiu como um papagaio drag queen.

Por sua brilhante atuação no cenário do rock, eles já foram chamados de os Stones do Nordeste.

Foi uma grande banda da década de 70. O visual era extravagante, as roupas e letras provocantes, era a fusão do rock com o baião, uma fusão de sucesso com a marca do Brasil.

Nesse período, não era comum usar cabelo comprido, o que eles faziam sem dó. Era uma maneira de chocar os conservadores da época, não somente com o visual, mas com as letras penetrantes e muito fortes.Ave Sangria

Os membros dizem que estavam já cansados de explicar o nome da banda para quem vinha de fora, pois Village era a vila onde eles moravam, e Tamarineira o nome do bairro onde viviam e ainda o nome de um hospício local.

E, também por conta de uma cigana, mudaram o nome para Ave Sangria, cujo nome simbolizava que eles eram como uma ave sangria, que era livre, e, que, assim como a ave, eles tinham a liberdade para cantarem temas delicados e também que sangria significava o Nordeste.

Alguns dizem que eles inventaram a história da cigana, outros dizem que o fato foi verdadeiro. O fato é que a biografia da Ave Sangria conta com coisas fascinantes para um grupo que despontava na década de 70.

Após o grande sucesso em todo o Nordeste do país, Ave Sangria conquistou todo o território nacional começando pelo centro do país, onde os integrantes foram convidados pela gravadora Continental para gravarem um disco de estreia.

Foram cinco dias no Rio de Janeiro, onde gravaram o que foi o último registro da banda até os dias atuais. Eles nunca haviam entrado em um estúdio de gravação, e, além disso, o produtor não conseguia assimilar a qualidade e inovação da banda com aqueles sons originais que saiam de seus instrumentos.

O fato é que apenas parte do seu talento foi colocado no disco. Além disso, a gravadora se recusou a pagar parte do disco, e lhes pagaram apenas algum valor simbólico, no que a banda teve que se contentar em fazer cópias em fita de seu precioso trabalho.

Apesar de todos esses contratempos, a música Seu Valdir foi a décima primeira posição entre as mais pedidas nas rádios da época, logo após seu lançamento. Porém, a música foi censurada pelos militares pois consideravam como uma apologia ao homossexualismo.

Em 1974, alguns assuntos eram muito mais complicados de se falarem, e, se ainda hoje alguns temas causam espanto às pessoas, pensem como isso se deu nesses anos sombrios. Desse modo, a gravadora recolheu os exemplares das lojas.

Quando o disco foi relançado sem a música, já havia passado o momento ideal para a banda. Foi uma grande pena, por ser um grupo de tanto sucesso com letras tão brilhantes. O disco conta com sucessos como Seu Valdir, Geórgia a Carniceira, Dois Navegantes, Corpo em Chamas e o Pirata.

Um ótimo disco psicodélico que mostra toda a veia rock do Brasil dos anos 70. Depois deste disco, como as coisas já não iam muito bem para a banda, os integrantes resolveram se separar e buscar caminhos diferentes. Porém, muitos foram fazer parte da banda de Alceu Valença.Ave Sangria banda

No final de 1974, ainda realizaram dois shows no Teatro Santa Izabel, hoje esse show se encontra disponível no YouTube e ainda são encontrados muitos materiais da banda preservado e guardado pelos fãs que não deixaram o encanto morrer. E, por causa disso, podemos ter acesso à biografia da Ave Sangria.

Por falar em resgate, a maravilhosa rede Internet conseguiu por meio dos fãs e apaixonados pelo rock brasileiro, reunir algumas canções perdidas e resgatar muito dessa obra incrível, que quase se perdeu no tempo por conta da censura e das dificuldades da época. O disco foi digitalizado e espalhou-se por blogs e redes pela Internet afora.

Em 2011 a biografia da Ave Sangria segue seu rumo com um convite para fechar o Festival Psicodália em Santa Catarina. Os integrantes desceram para o Sul do país a fim de participar desse festival que além de ser tradicional, reúne os fãs de música rock psicodélica.

Porém mais uma vez houve detalhes sinistros do destino que quase impediu que a banda se apresentasse. Almir ficou doente e não pode viajar, porém mandou a esposa e o neto que sabem tocar percussão, no que dizem que foi um show e tanto!

Há quem diga que a banda ficou distante da sonoridade original, mas bastou para matar aquela saudade da época e fazer o bom e velho rock que todos esperavam. Marco Polo, em uma entrevista, disse que ‘achou muito interessante e até engraçado ver as pessoas cantando as músicas de um período de censura, quando muitos ali sequer haviam nascido’.

O interessante é que o rock marca as eras e as vidas das pessoas, não importando se vivemos ou não aquele período, a música revive em nós fatos, emoções que às vezes nem chegamos a vivenciar. Por isso é importante o resgate de bandas que fizeram a história do rock nacional.

COMPRAR Camiseta Ave Sangria

Dudu Guerreiro

Blogueiro, desenhista, fotógrafo...

2 thoughts on “➤ Ave Sangria Biografia – História e como tudo aconteceu

  • 27 Março, 2018 at 5:07
    Permalink

    melhor banda da psicologia brasileira, não tem melhor, indico a todos escutarem, por favor!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *