Pink Floyd Biografia – Umas das maiores bandas da história da música

Pink Floyd Biografia – Hoje no Chá de Fita Blog vamos falar da banda Pink Floyd, umas das maiores bandas da música mundial, vamos falar aqui um pouco da história e algumas curiosidades da banda.

Que o Pink Floyd é umas das maiores bandas da história da indústria fonográfica, isso não é novidade, eles levaram a música a um novo patamar de representação artística, mas como todo grande artista, tem uma historia incrível por trás.

Tudo aconteceu em 1965 na Universidade de Cambridge na Inglaterra quando os estudantes de arquitetura Roger Waters, Richard Wright e Nick Mason resolveram iniciar uma banda.

Eles tentaram vários nomes e vários estilos, até que Syd Barret se juntou ao grupo e deu o nome de The Pink Floyd Sound, para homenagear os ídolos do blues, Pink Anderson e Floyd Council.

Pink Floyd Biografia

Eles começaram fazendo shows em clubes pelos arredores de Londres, seu primeiro show foi no Countdown Club.

Conforme eles iam se apresentando pela cidade, eles iam ganhando bastante fãs, chegando a fazer até três shows por dia em Londres. A cada show que os caras faziam sua popularidade só aumentava, até chegar ao ponto de se tornar a maior banda londrina do cenário underground.

O público da banda e o estilo

Pink Floyd Tocando
O público da banda Pink Floyd era diferenciado, pois eles atingiram a galera que estava cansada de ouvir Beatles e músicas curtas, a preferência agora eram com músicas mais longas e que combinasse mais com o efeito do LSD, droga que estava em alta na época.

Podemos dizer que o som do Pink Floyd é feito para se ouvir chapado de ácido.

Uma certa vez um repórter chamou a banda para fazer uma seção de fotos e uma matéria para um jornal da cidade.

Assim que saiu o jornal, eles ficaram surpresos porque não era uma matéria para promover a banda, e sim uma matéria falando do abuso de drogas nas casas de shows e pubs de Londres.

Isso não foi capaz de apagar o talento dos rapazes e logo os empresários ficaram interessados nos músicos.

No dia 23 de dezembro de 1966 eles foram convidados para inaugurar um novo clube na cidade, e junto com essa inauguração eles receberam um convite da gravadora EMI e a banda aceitou de imediato.

Agora com uma gravadora finalmente eles poderiam gravar seu material, pois até então eles não tinham gravações, devido a dificuldade da época, em 1967 eles lançaram seus dois primeiros singles.

O primeiro single lançado foi o Arnold Layne, esta música alcançou o top20 britânico.

Apesar de ter alcançado o top20, Arnold Layne foi banida de todas as rádios do país, porque o tema foi considerado muito polêmico para a época.

O segundo single lançado foi See Emily Play, em junho 1967, que alcançou um sucesso muito maior que o primeiro, chegando ao top10 das rádios de Londres.

Esta música é considerada o pontapé para um  novo tipo de rock psicodélico, influenciando até hoje a forma de se fazer música.

Foi graças ao See Emily Play que o Pink Floyd conseguiu agendar sua primeira apresentação na TV, um mês depois do lançamento do single.

Seu primeiro álbum

Menos de um mês depois dessa apresentação a banda já lançou seu primeiro CD de estúdio The Piper at the Gates of Dawn.

Esse álbum foi o único produzido na liderança de Syd Barrett, que até então era a estrela da banda.

Na época o álbum conseguiu ficar em sexto lugar nas paradas britânicas, e hoje em dia é considerado a pérola da música psicodélica.

Uma curiosidade é que esse álbum foi gravado no Abbey Road, sendo que simultaneamente na sala ao lado os Beatles gravavam o álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, e eles se encontravam nos corredores e conversavam sobre suas gravações, uma banda dando influencias para a outra.

Syd Barrett e seus problemas mentais

Syd Barrett - Pink Floyd Biografia
Algum tempo depois que o álbum foi lançado, Syd Barrett começou a apresentar problemas mentais, o que deixou a convivência com a banda e fãs extremamente ruins.

O estado de Syd Barrett estava tão crítico devido ao abuso de drogas que em dezembro de 1967 David Gilmour foi chamado para se unir a banda.

Depois que a banda “abandonou” Syd, boa parte do carisma que os fãs tinham com a banda foi-se por água abaixo, já que ele era de longe a estrela da banda.

Ficou uma dúvida no ar, se a banda tinha mesmo personalidade ou se era o carisma de Syd Barrett.

Seguindo sem Syd

Alguns meses após a saída de Syd, eles lançaram o segundo álbum, A Saucerful of Secrets. Na época este disco não foi bem aceito pelos críticos, apesar de atualmente acharem o disco formidável.

Em 1960, a banda foi chamada pelo diretor Barbet Schroeder para fazer a trilha sonora do seu filme More, um filme que falava sobre vício em heroína.

Este filme agradou bastante o público europeu na época.  Após isso, a banda regravou a trilha sonora do filme que virou seu terceiro álbum de estúdio, Music From the Filme More, este álbum alcançou o nono lugar das paradas inglesas.

Ainda neste ano eles lançaram seu quarto álbum, o Ummagumma, que contém apresentações ao vivo e experimentações em estúdio.

A banda começa a alavancar

Quase um ano depois deste ultimo álbum lançado, eles lançaram mais um álbum, que se tornou o sei primeiro álbum a estar no top1 das paradas britânicas, Atom Heart Mother.

Este álbum foi muito bem recebido e recebeu uma ótima repercussão mundialmente.

O Atom Heart Mother foi o responsável pelo Pink Floyd fazer sua primeira turnê internacional, ele foi o primeiro disco em que foi usada uma orquestra nas gravações e por mais que esses álbum tenha sido o primeiro sucesso internacional da banda, os integrantes o repudiam, pois acham muito ruim e aconselham a ouvi-lo apenas uma vez e nunca mais.
Pink Floyd Biografia - Atom Heart Mother

O Pink Floyd que conhecemos

Após o lançamento deste álbum a banda continuou fazendo suas experiências sonoras e foi lançado mais um álbum, Meddle, 1971, que agora vem com uma pegada mais calma e bem trabalhada por parte das melodias. O Pink Floyd que nós conhecemos hoje em dia surgiu após este álbum.

Echoes é umas das músicas deste álbum, ela é a terceira mais longa da banda.


O Obscured by Clouds foi lançado no ano seguinte, também como trilha sonora de outro filme do Barbet Schroeder, La Vallée.

Este álbum alcançou o quarto lugar nas paradas americanas e o primeiro nas britânicas.

Embora o álbum tenha tido bastante sucesso, na época os críticos de música não o avaliaram muito bem.

Já em 1973 a banda lançou o seu maior sucesso, tanto pela crítica, como popularmente, o Dark Side of The Moon, o primeiro álbum da banda que atingiu o top1 das paradas americanas.

Dark Side of The Moon - Pink Floyd Biografia

Umas das músicas mais aclamadas deste álbum é Time, ela tem o que muitos consideram um dos melhores solos da banda de todos os tempos e  umas das melhores letras já compostas.

O álbum tem muitas relações com o filme O Mágico de Oz, mas a banda diz ser meras coincidências.

Algumas pessoas dizem que o segredo deste álbum fazer tanto sucesso é que não é um disco que se escute cotidianamente, ele é feito para se ouvir sozinho em um quarto escuro.

Trazendo Barrett “de volta”

Após este álbum a banda ficou completamente sem criatividade, desgastada, eles não estavam mais conseguindo compor como antes, até que lhe veio a ideia de trazer inspiração de onde tudo começou, com Syd Barrett e o resultado foi extraordinário.

Em 1975 a banda lança seu nono álbum de estúdio, considerado como mais uma obra prima da banda, Wish You Were Here.

Este álbum remete quase que inteiramente ao Syd, com também uma forte crítica ao cenário musical.

Shine on You Crazy Diamond é umas das principais faixas deste álbum, e é uma clara homenagem a Barrett, ela contém nove partes que somadas resulta na maior canção da banda com 25 minutos e 36 segundos.

Também neste álbum, podemos ouvir umas das músicas mais famosas da banda, que dá nome ao álbum.

Roger Waters é o Pink Floyd

O 10º álbum Animals foi gravado em 1977 em uma fase que o Roger Waters tinha total liderança sobre a banda.

O álbum atingiu o primeiro lugar nas paradas do Reino Unido e nos EUA, ele tinha uma sonoridade diferente das anteriores, bem mais voltada pro punk rock do que para o progressivo tradicional da banda.

Todas as músicas do Animals foram escritas por Roger Waters exceto a faixa Dogs, que foi composta por David Gilmour em parceria com Waters.

Em 1979 foi lançado o The Wall, um álbum contextual, esse álbum se tornou o mais aclamado da banda, atingindo os primeiros lugares nas paradas também.

Neste álbum podemos escutar Another Brick In The Wall, o maior sucesso da banda de todos os tempos e única música que foi lançada como single.

Durante a turnê do álbum The Wall, o Pink Floyd ficou conhecido por ter a apresentação ao vivo mais fantástica da época, os shows eram simplesmente inacreditáveis.

Em 1982 é lançado o filme Pink Floyd – The Wall, totalmente incorporado no álbum, a história do filme é contada através das músicas do álbum.

Roger Waters sai da banda

O próximo álbum da banda é lançado em 1983, The Final Cut, o ultimo álbum que contou com a presença de Roger Waters como integrante do Pink Floyd, que foi o único compositor e escritor de todas as faixas do álbum.

O Pink Floyd nunca tocaram nenhuma faixa deste álbum ao vivo. David Gilmour considera este álbum como sendo a carreira solo de Waters. Nessa época, a convivência dos dois estava abalada devido a divergências dos dois pelo futuro das composições da banda.

Depois deste álbum, os membros se dedicaram mais as suas carreiras solo, deixando o Pink Floyd de lado.

Em 1985 Waters anuncia sua saída oficial da banda e junto com isso tentam impedir que os outros integrantes continuem usando o nome da banda, mas foi em vão.

Em 1997 eles lançam seu 13º álbum sem Roger Waters, A Monetary Lapse of Reason, que chegou a atingir a terceira posição nas paradas britânicas.

Apesar de estar no top3 este álbum não foi muito bem recebido pela crítica.

O próximo álbum do Pink Floyd só foi lançado sete anos depois o The Division Bell, de 1994.

Este foi um álbum que todos os três membros que permaneceram da banda fizeram realmente juntos e agradou bastante os fãs e críticos, apesar de dizerem se tratar de um álbum monótono.

Algumas letras do The Division Bell foram compostas pela namorada do David Gilmour na época, Polly Samson.

Em 1996, a banda foi adicionada ao Hall da Fama do Rock N’ Roll, tocando Wish You Were Here.

Roger Waters volta a banda

Em 2005, depois de 20 anos sem Roger Waters, a banda se reúne a ele para fazer uma apresentação, como nos velhos tempos.

No dia 7 de Julho de 2006, Syd Barrett morre aos 60 anos devido a um câncer no pâncreas.

Em 2014 a banda lançou seu último álbum de fato o The Endless River. David Gilmore classificou este álbum como o derradeiro do Pink Floyd.

The Endless River - Pink Floyd Biografia

Pink Floyd marcou uma geração com seus shows espetaculares e suas composições bem trabalhadas.

Se eu esqueci de citar algo comente lá embaixo! Obrigado e por hoje é só =]

Camiseta Pink Floyd

Camisetas estampadas - Chá de Fita - Click aqui e confira!

Blogueiro e desenhista.

Comentários:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *