História do Rock

Um dos estilos musicais mais famosos e polêmicos da história é o Rock ‘n’ Roll. Porém, nem todo mundo sabe como e onde surgiu esse estilo, tão amado por uns e tão odiado por outros.

O estilo, que foi consagrado por nomes como Elvis Presley e também por bandas como os Beatles, possui diversas ramificações ao longo dos anos e, também, algumas modificações, sendo que, separar sua história por meio das décadas torna muito mais fácil a compreensão.

Década de 1950

História do Rock
É nessa década que o estilo começa a aparecer, surgindo no sul dos Estados Unidos e se firmando, também, nessa área, porém, se espalha rapidamente ao redor do mundo.

Nos primórdios da história, o instrumento mais comum do gênero era o saxofone. Surgiu tendo como base três estilos musicais, que são o Blues, o Jazz e o Country, nascendo dessa mistura o Classic Rock, que consagrou nomes como Elvis Presley, que é considerado até hoje o rei do Rock ‘n’ Roll.

Década de 1960

Década de 60 - História do Rock
Nessa época, o estilo teve sua fase mais prolífica e popular. Esse período foi marcado pela junção do movimento anti-guerra e do aumento do consumo e popularização das drogas, bem como o surgimento do movimento hippie.

O nome que mais marcou a década foi a da banda Beatles, que foi uma febre tanto como estilo musical quanto como em relação à moda propriamente dita.

Outras bandas populares nesse período foram os Rolling Stones, o Pink Floyd e o The Doors, sendo que, a essa época, o famoso “sexo, drogas e Rock ‘n’ Roll” tornou-se lema do gênero musical.

Década de 1970

Anos 70 - História do Rock
A partir dos anos de 1970, o rock começou a ficar menos “agressivo”, com o aparecimento de movimentos de contracultura como o punk, que tinha como lema o “faça você mesmo”, voltando, portanto, a um som mais primitivo e direto.

Esse estilo, conhecido como “Punkrock” ficou mais conhecido através de nomes como Ramones, Iggy Pop, Sex Pistols e The Stooges. Algumas outras bandas lendárias que bebem de diferentes fontes também surgiram nesse período, como o Aerosmith, Led Zeppelin, Black Sabbath, Kiss e Deep Purple.

Década de 1980

História do Rock - Anis 80
A época foi marcada pelo peso, pela atitude e, também, pela comercialização. O peso se deu através do surgimento do Heavy Metal, com bandas como Iron Maiden e Judas Priest.

Foi nesse período também que nasceu o Alternative Rock, estilo que foi criado por bandas que não possuíam recursos para lançar pelas grandes gravadoras os seus discos e passaram a comercializá-los de forma independente.

Década de 1990

História do Rock - Década de 90
Esse período foi totalmente liderado pelo estilo hard rock, com o sucesso de bandas como o Guns N’ Roses.
Outro estilo muito popular que surgiu nas garagens de Detroit foi o grunge, que tem como característica um som mais “sujo”, sem muito cuidado com a polidez do som, bem como as letras que eram melancólicas e com angustia.

O movimento grunge ficou marcado pela banda Nirvana, porém, nessa época também surgiram outras bandas muito famosas como o Red Hot Chilli Peppers, o Blink-182, o Pearl Jam e o U2.

A fase atual

O rock, nos dias de hoje, perdeu grande espaço para os artistas do pop. Porém, a heterogeneidade surgida através de uma nova vertente do estilo se relaciona com a diversidade musical, sendo que os rockers da atualidade devem aceitar toda essa diversidade.

Camisetas Estampadas Alternativas

Blogueiro, desenhista, fotógrafo...

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *