História da música eletrônica – Como tudo surgiu

Olá galera, hoje aqui no Chá de Fita Blog vamos falar da história da música eletrônica, é um fato realmente curioso que poucos sabem a respeito.

Os primeiros instrumentos que levaram ao desenvolvimento da Música Eletrônica são datados dos anos 1850, mas o surgimento do conceito de música eletrônica veio no ano de 1948, através do francês Pierre Schaeffer, um engenheiro eletrotécnico que criou o Musique Concrete, que em português significa literalmente música concreta, que é um tipo de música produzida através de uma edição de áudio unida a sons externos naturais.

Pierre Schaeffer - História da Música Eletrônica

Nessa primeira composição de Música Eletrônica, ele usou ruídos de toca-discos, além de manipular os sons através da velocidade e sentido em que o disco girava.

Três anos depois, em 1951 o alemão Werner Meyer-Eppler, que costumava trabalhar com sintetizadores, tentava mescla-los a música e começa a ter resultados satisfatórios.

Com isso, ele se juntou ao compositor Herbert Heimert e o músico Robert Beyer, criando o primeiro estúdio de Música Eletrônica.

O que diferenciava esse estúdio da Música Concreta feita na França era que a música alemã era puramente feita com recursos eletrônicos, com sintetizadores e osciladores, não havia sons externos nem nada natural.

Três anos depois em 1954 o alemão Karlheinz Stockhausen entra para o estúdio, ele foi o grande visionário e pioneiro da música eletrônica, pelo fato que em 1956, ele teve a ideia de unir vocais ao som eletrônico já criado, porém tanto na França quanto na Alemanha os sons produzidos pelos instrumentos eletrônicos ainda eram muito rudimentares.

O conceito da Música Eletrônica estava dando seus primeiros passos, mas o seu desenvolvimento veio já na década de 60.

O novo estilo se popularizou graças a vasta utilização em bandas muito populares da época, como Led Zeppelin, Beatles e Beastie Boys.

Primeiras Bandas – História da Música Eletrônica

Em 1970 a Música Eletrônica começa a evoluir ainda mais, um dos principais fatores para o engrandecimento deste novo gênero foi a banda de rock progressivo, o Emerson Lake Palmer.

Eles foram a primeira banda a levar para o palco o sintetizador, que naquela época era algo enorme.

Porém o principal nome da Música Eletrônica surgiu em 1985 na Alemanha, o Kraftwerk, que foram responsáveis de atrair e divulgar a Música Eletrônica ao redor do mundo inteiro, abordando temas como a alienação tecnológica pelas máquinas e a vida urbana.

O principal diferencial da banda Kraftwerk era que eles exploravam ao máximo a mistura de instrumentos tradicionais com os instrumentos eletrônicos, sempre em busca de novos sons, as letras eram cantadas através de uma voz gerada eletronicamente, o que fazia parece que quem cantava as músicas eram robôs.

Praticamente todos os estilos de músicas foram influenciados após o sucesso da Kraftwerk, sendo os principais pioneiros da dance music e disco, esta posição o fazem ser considerados tão influentes quanto os Beatles e o Led Zepelim.

Dos Guetos para o mundo – História da Música Eletrônica:

Por mais que o estilo crescesse cada vez mais, o principal público da música eletrônica ainda estaria na cena underground, principalmente entre os gays e negros, que frequentavam as boates dançantes, que ficaram conhecidas como a Disco Music, que é a Música Eletrônica dançante.

Um fator importante que ajudou a expandir o gênero foi o cinema.

Alguns filmes, principalmente “Os Embalos de Sábado a Noite” com o ator John Travolta fez com que a Disco Music fosse aceita por vários tipos de classes sociais.

Algumas músicas da trilha sonora do filme foram compostas pelos Bee Gees, uma banda referencia na Disco Music.

Outras banda destaque da Disco Music são o Abba, que tem uma estrondosa popularidade, principalmente na Europa, Jacksons Five, que tem seu estilo focado no Soul com muita pegada do Disco Music.

Ao mesmo tempo que o estilo se popularizava, surgiam movimentos contrários, formados principalmente pelos fãs do Rock.

Nos anos 80 com o surgimento dos primeiros computadores e a fácil obtenção de alguns instrumentos eletrônicos levaram a surgir os primeiros samplers, que são instrumentos feitos para armazenar e misturar músicas.

Com o surgimento dos samplers, começaram a surgir vários artistas independentes tocando música eletrônica.

Esse novo tipo de tocar a música eletrônica ramificou bastante a Disco Music, como Techno, Tribal e principalmente o House.

A música House tem seu início em uma casa de shows em Chicago, de mesmo nome.

O House ficou tão popular no mundo que acarretou que ele também foi ramificado em vários sub estilos, como o Progressive House e o Eletric House.

Sabendo de toda força e popularidade que a Música Eletrônica havia conquistado ao redor do mundo, atualmente praticamente todos os artistas começaram a integrar elementos os seus trabalhos, independente de seu estilo musical.

Hoje em dia a Música Eletronica é um dos estilos mais consumidos ao redor do planeta.

 


Texto: Adaptação por Bruno Henrique

 

 

Camisetas Estampadas Alternativas

Blogueiro e desenhista.

Comentários:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *