Frida Kahlo biografia – Uma breve história

Frida Kahlo Biografia – Frida foi uma importante pintora mexicana do século XX.

Nascida próxima da cidade do México em 1907 no limiar das grandes revoluções do século XX, ela improvisaria seu próprio tipo de liberdade para transcender com dignidade uma vida cheia de dor.

Aos 19 anos sofreu um terrível acidente que deixaria sequelas permanentes, ela começou a pintar durante sua longa convalescência.

Frida Kahlo Biografia

Frida Kahlo Biografia

Ela teria inúmeros amantes, tanto homens, como mulheres, mas o grande amor de sua vida foi o celebre artista mexicano Diego Rivera. A complexidade e a dificuldade deste relacionamento amoroso marcariam a vida adulta da pintora. Ela mesma se tornaria uma lenda, fazendo de sua vida uma obra de arte e conquistando seu lugar entre os mais célebres artistas e visionários de sua época, no entanto ironicamente suas pinturas foram praticamente ignoradas quando viva, uma obscuridade que não a incomodou, ela dizia que pintava para si mesma, e neste processo criou umas das imagens mais marcantes do século XX.

No México dizem que é uma benção nascer e morrer na mesma casa, Frida Kahlo nasceu em Coyoacán, nos arredores da Cidade do México, em uma casa azul construída pelo pai, ela moraria nesta casa até o fim da vida, o que ocorreu aos 47 anos de idade.

Seu pai era um refugiado judeu alemão e sua mãe mestiça índia de Wahaca.

Frida Kahlo Biografia

Aos seis anos de idade Frida teve poliomielite, o que te fez passar nove meses em casa e depois a deixou manca, mas o pai lhe ensinou como enfrentar os deboches e a solidão deixando ela praticar esportes nada femininos para a época, box, natação e luta.

A Revolução Mexicana foi o fato mais marcante da infância de Frida, que estourou quando ela tinha apenas três anos. Como em todos os países que ocorrem revoluções, o cinema, a música e o teatro viviam a explosão de criatividade de uma nação que começa a se descobrir.

Biografia de Frida Kahlo

Em 1920 a luta já havia terminado, mas a revolução continuava a transformar o país, em 1922 Frida foi umas das primeiras mulheres a estudar na Escola Preparatória Nacional do México, aos 15 anos. A escola fora escolhida como local perfeito para uma ambiciosa experiência pós revolucionaria em educação pública, o plano era cobrir as paredes dos prédios públicos com grandes murais que contariam a nova leitura da história do país, os pintores mais promissores do México foram contratados, e o mais promissor de todos era sem sombra de dúvidas Diego Rivera.

Num dia chuvoso de outono de 1925 ao voltar para casa, a vida de Frida da forma a que conhecia chegaria ao fim, o ônibus estava preste a fazer a curva quando se chocou com um bonde elétrico, a coluna e a pélvis de Frida Kahlo se quebraram ambas em três, a perna direita em onze, além de fraturar também a clavícula e três costelas, seu pé direito foi deslocado e esmagado, os médicos achavam improvável que ela sobrevivesse.

Agora obrigada a ficar deitada, ela precisava de uma nova forma de se manter ativa, foi assim que ela começou a pintar. Frida Kahlo Biografia.
Camiseta Frida Kahlo
Camisetas estampadas - Chá de Fita - Click aqui e confira!

Blogueiro e desenhista.

Comentários:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *