Estilo Hippie Chic – História e referências

Tudo bem com vocês leitores da Chá? Hoje aqui no blog vamos falar sobre o estilo Hippie Chic, vamos citar um pouquinho da história e dar algumas referências bem legais!

O movimento hippie surgiu como reação à Guerra do Vietnã, nos anos 40.

Um grupo de jovens que haviam sidos convocados para servirem à guerra recusaram-se a participar dos combates e começaram a pregar “paz e amor”.

Muitos acabaram presos e considerados como desrespeitadores da moral norte americana.

O movimento hippie foi um movimento de contracultura, contestatária do sistema, eram contra a guerra e utilização de bombas nucleares.

Eram ativistas ambientais, lutavam pela liberdade de expressão, tinham uma filosofia orientada por mestres espirituais e apreciavam a utilização de drogas.

Optavam por um modo de vida comunitário, tendendo a uma espécie de socialismo libertário, a um estilo de vida nômade e à vida em comunhão com a natureza.

Pregavam a inexistência de nações ou fronteiras separando os países.

Para eles, o mundo seria de todos e cada um deveria buscar sua própria paz espiritual.

O movimento foi fortalecido nos anos 60, iniciando-se nas grandes comunidades dos Estados Unidos e tomando proporção mundial.

Estilo Hippie No Brasil

Aqui no Brasil o movimento teve muita força apenas nos anos 70.

O termo derivou da palavra em inglês hipster, que designava as pessoas nos Estados Unidos que se envolviam com a cultura negra, como Harry The Hipster Gibson.

Na época não havia essa noção de moda hippie, as pessoas buscavam vestir-se de maneira simples, muitas vezes produzindo sua própria roupa devido às crenças do movimento, e dessa forma não havia um padrão e as roupas tinham um aspecto de usadas e velhas.

Estilo Hippie Chic

O estilo hippie ficou marcado pelas saias longas, cores fortes, calça boca de sino, muitas estampas e rasteirinhas de couro. Utilizavam também muitas pulseiras, brincos e colares artesanais.

Mas o que seria o atual estilo hippie chic? Trata-se de uma releitura dessas tendências do movimento hippie dos anos 60 e 70, com um toque moderno e sofisticado.

A indústria da moda oferece opções para quem gosta da moda hippie. Um exemplo é a marca sergipana Cósmica Ateliê, que tem como inspiração a natureza e esse universo hippie, que transborda liberdade e leveza.

Alguns looks como referência:

Cosmica Ateliê - Estilo Hippie

Estilo Hippie

Ateliê Cosmica - Estilo Hippie Chic

Fotos acima: Vicente Otávio

Estilo Hippie Chic Ateliê Cosmica

Texto por: Marília Gonçalves

Blogueiro, desenhista, fotógrafo…

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *