Bem-vindos leitores Chá de Fita! Hoje nós vamos falar sobre este incrível filme que perturba nossas mentes e nos faz querer assisti-lo varias vezes.

Donnie Darko é um filme norte-americano de 2001 escrito e dirigido pelo estreante Richard Kelly.

A história se desenrola em uma pequena cidade onde mora Donnie Darko, um garoto considerado problemático e com alguns traços de esquizofrenia.

Uma certa noite, um coelho gigante acorda Donnie, salvando sua vida de uma turbina de avião que despenca do céu bem em cima de seu quarto, o coelho também profetiza que o mundo vai acabar em pouco tempo.

Donnie se mostra dividido entre a realidade e suas alucinações, aparecendo muitos questionamentos sobre o sentido da vida e principalmente da morte.

Donnie Darko Explicação

O que se pensa quando acabamos de assistir ao filme?

Para falar a verdade logo após assistir você não tem uma ideia formada e fica achando que tudo é apenas um grande paradoxo e que não existe o que se entender, mas não é bem assim, Donnie Darko é sem dúvidas um dos filmes mais complicados de se obter o significado assistindo apenas uma vez, mas aqui eu vou tentar explicar um pouco da viagem.

Para entender o filme é necessário se desprender um pouco do normal, pois é um filme que aborda o tema viagem no tempo, teorias de física quântica, críticas a sociedade, aos relacionamentos familiares, a falta de preparo das instituições de ensino e aos professores alienados as regras da sociedade.

Donnie Darko

Tudo começa em 2 de outubro de 1988 e a partir desse dia em exatos 28 dias 6 horas 42 minutos e 12 segundos o mundo irá se acabar.

Quando a turbina cai pela primeira vez no quarto de Donnie, este evento não pode ser explicado e digamos que Donnie foi salvo pelo coelho sinistro.

A premissa do filme é que por causa da queda da turbina, os dois universos diferentes foram presos em um núcleo temporal.

O tempo geralmente é uma construção estável, mas de vez em quando a quarta dimensão é corrompida e quando isso acontece é criado um universo tangente altamente instável que dura apenas um tempo até entrar em colapso em si mesmo, ou seja, um universo tangente é um universo temporário construído por uma ruptura no universo primário, isso é o que acontece no filme, há uma ruptura no espaço e a meia noite no dia 2 de outubro de 1988 um universo tangente é criado e os próximos 28 dias é passado nessa realidade criada.

Assim fica mais fácil de começar a entender o contexto e complexidade do filme.

Em um trecho do livro de Roberta Sparrow, A Filosofia da Viagem no Tempo diz assim: “Quando um objeto atravessa o tempo, este cria um universo tangente, o mesmo não se sustentará por mais que algumas semanas e eventualmente entrará em colapso formando dentro do universo primário um buraco negro capaz de destruir toda existência.
Um receptor vivo é escolhido para guiar o artefato em questão por sua jornada de volta ao universo primário, os manipulados vivos são normalmente amigos próximos e vizinhos do receptor vivo, cuja missão é ajudar o receptor vivo a retornar o artefato ao universo primário.

Filme Donnie Darko

Qual é o artefato?

A turbina;

Qual é o universo tangente?

O universo paralelo criado logo após a ruptura temporal causada pela turbina;

Quem é o receptor vivo?

Donnie Darko;

Quem são os manipulados vivos?

Todos que influenciam Donnie para que ele consiga retornar o artefato ao espaço primário;

Tudo acontece em um universo tangente em que o receptor vivo, Donnie Darko foi escolhido para devolver o artefato ao universo primário, o receptor vivo é muitas vezes abençoado com poderes sobrenaturais, como manipular fogo, água e força fora do comum, isso explica alguns fatos que ocorrem no filme.

O coelho Frank nada mais é que um mensageiro que ajuda Donnie a resgatar a humanidade da destruição pelo universo tangente, que coloca Donnie em algumas situações de violência, mas que é apenas para pôr em prática a sequência de acontecimentos que levará a salvação do mundo.

 

Camiseta Donnie Darko - COMPRE AGORA!

Blogueiro, desenhista, fotógrafo...

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *