Treze Melhores filmes junkies do cinema

Existe uma quantidade enorme de filmes nesse estilo, mas você saberia listar quais são os melhores filmes junkies do cinema?

Antes de listar os melhores filmes junkies do cinema, precisamos definir o que é um filme junkie. A palavra junkie é uma expressão inglesa que significa drogado ou viciado em drogas, logo filmes neste estilo retratam a vida de um viciado em drogas.

Contudo, um filme, para ser considerado junkie, possui alguns critérios, pois não basta retratar as drogas ou um viciado de maneira genérica, o estilo requer que a obra cinematográfica transmita com centralidade absoluta o entorpecido mundo do usuário.

Filmes como Carandiru, por exemplo, não são denominados junkies, já que, no filme retrô mencionado, apesar de haver relatos de viciados, o foco é demonstrar a rotina e o massacre ocorrido no presídio.

Os filmes junkies não expõem somente drogas como cocaína e maconha. O álcool, a nicotina e os medicamentos proibidos também compõem o estilo. Em resumo, qualquer filme que retrate o vício de uma pessoa em drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas, pode ser chamado de filme junkie.

Definido o termo junkie, vejamos agora quais os melhores filmes junkies do cinema segundo a opinião dos críticos:

1 – Requiem para um sonho (2000) / Título Original: Requiem for a dream

Requiem for a dream - Melhores filmes junkies

Direção: Darren Aronofsky

Para iniciar a nossa lista de melhores filmes junkies do cinema, nada melhor do que uma das obras mais indicadas pelos críticos que conta a história de Harry Goldfarb (Jared Leto) e Marion Silver (Jennifer Connelly), um casal com uma vida alucinada, vivendo com um objetivo de montar o próprio negócio e viver como um casal feliz e apaixonado como são.

Entretanto, o vício em heroína de ambos começa a deteriorar suas vidas e a declinar o sonho da vida tranquila e feliz que planejavam.

Paralelamente, a mãe de Harry é convidada a participar de um programa de televisão que será transmitido em todo o país, achando-se acima do peso, ela começa a tomar pílulas para emagrecer e acaba adquirindo uma dependência física e psicológica.

2 – Mistérios e Paixões (1991) / Título Original: Naked Lunch

Melhores filmes junkies - Mistérios e Paixões

Direção: David Cronenberg

A narrativa relata a vida de Bill Lee, que é um escritor frustrado que fracassou em seus objetivos profissionais e atualmente trabalha como dedetizador de insetos. Contudo, sua permanência no emprego está ameaçada, uma vez que seus inseticidas estão de maneira muito estranha desaparecendo do estoque.

O mistério chega ao fim quando ele descobre que sua mulher é quem está sumindo com os produtos estocados, porque ela adquiriu uma espécie de vício pela substância dos inseticidas.

Mas a maluquice está apenas começando, a esposa de Bill o convence a experimentar o produto, e uma viagem muita louca e absurda se desenrola, e a partir daí o enredo detalha e descreve as viagens alucinógenas oriundas da substância dos inseticidas.

3 – Aos Treze (2003) / Título Original: Thirteen

Aos 13 - Melhores filmes junkies

Direção: Catherine Hardwicke

O filme retrata a vida adolescente de Tracy (Evan Rachel Wood), uma jovem aluna notável que tem sua vida repentinamente mudada quando inicia uma amizade com Evie (Nikki Reed), a garota mais descolada e afamada do colégio.

Tracy, através de sua mais nova amiga, conhece o mundo frenético do sexo, das drogas e da mutilação, a experiência dessa nova vida transforma radicalmente o caráter exemplar de Tracy, onde sua rebeldia é aflorada de tal forma que afeta seus relacionamentos com colegas, professores e até a sua mãe.

4 – Eu e Você (2012) / Título Original: Io e Te

Eu e Você - Melhores filmes Junkies do cinema

Direção: Bernardo Bertolucci

Esta obra cinematográfica é baseada no romance de Niccolo Ammaniti, e conta a história do garoto Lorenzo de apenas 14 anos.

Lorenzo tem muitos problemas de relacionamento com seus pais, e certo dia inventa que irá viajar com seu melhor amigo e simplesmente se tranca no porão da própria casa. Trancado ali, inicia uma viagem diferente quando sua meia-irmã, Olivia, lhe apresenta o mundo em que ela vive, viciada em heroína.

5 – Sid & Nancy – O Amor Mata (1986) / Título Original: Sid and Nancy

Sid & Nancy – O Amor Mata (1986)
Direção: Alex Cox

Este clássico, considerado um dos melhores filmes junkies do cinema, aborda a trágica história do famoso Sid Vicious, integrante da banda Sex Pistols.

A narrativa tem como foco uma paixão devota de Sid por Nancy, que durou até a morte. Deixado de lado na banda onde fazia parte, a história da sua vida que, já era repleta de confusões e loucuras, ganha proporções maiores quando ele conhece Nancy. Ambos, viciados em heroína, vivenciam o submundo do movimento punk ocorrido na Inglaterra nos anos 70.

6 – Candy (2006) / Título Original: Candy

Candy - Melhores filmes Junkies

Direção: Neil Armfield

Nesta dramaturgia, conheceremos a jovem Candy, uma pintora talentosa, e o rapaz Dan, um poeta com futuro brilhante pela frente.

Os dois se relacionam, e, em meio ao paraíso amoroso em que vivem, se viciam em heroína. Com o desenrolar da história, ambos abandonam seus talentos por causa do vício, e, para sobreviver, Candy começa a se prostituir com o consentimento de Dan.

Agora, os jovens que jogaram no lixo seus dons artísticos tentam desesperadamente manter vivo o amor que os une.

7 – Gummo – Vida Sem Destino (1997) / Título Original: Gummo

Gummo – Vida Sem Destino (1997) - Filmes Junkie
Direção: Harmony Korine

A história se passa em uma cidade pequena, alvo da fúria de um furacão que devastou o local. A trama gira em torno de dois garotos que passam os dias andando sem destino pelas ruas destruídas cheirando cola e vendendo gatos mortos.

8 – Bicho de sete cabeças (2000) / Título Original: Bicho de sete cabeças

Bicho de Sete Cabeças - Melhores Filmes Junkies
Direção: Laís Bodanzky

Apesar deste filme não retratar as viagens alucinógenas de um viciado em drogas, ele aborda como a descoberta do vício do filho em entorpecentes faz com que, pais ignorantes e incapazes de lidar com a situação agem ao internar o jovem Neto (Rodrigo Santoro) em uma clínica psiquiátrica após encontrar em seu casaco um cigarro de maconha e por essa razão, a obra compõe nossa lista dos melhores filmes junkies do cinema.

9 – Diário de um adolescente (1995) / Título Original: The Basketball Diaries

Diário de um adolescente - Melhores Filmes Junkies
Direção: Scott Kalvert

Considerado também um dos melhores filmes junkies do cinema que aborda a história de jovens atletas promissores, conta a história de Carrol (Leonardo Di Caprio) que quer se tornar uma lenda do basquete, mas a rebeldia adolescente fala mais alta e ele se vicia em heroína.

Quando descoberto seu vício, o expulsam da escola e unido a um grupo de viciados imerge no mundo das drogas definitivamente.

10 – Kids (1995) / Título Original: Kids

Kids - Melhores Filmes Junkies
Direção: Larry Clark

A cidade de Nova York serve de palco para expor o mundo confuso dos adolescentes e o consumo excessivo de drogas e atividades sexuais sem proteção alguma. A história revelará como a vida um adolescente pode ser arruinada se não houver quem o oriente devidamente.

11 – Meu nome não é Johnny (2008) / Título Original: Meu nome não é Johnny

Meu nome não é Johnny (2008) - Mlehores Filmes Junkies
Direção: Mauro Lima

Estrelado por Selton Mello no papel de João, este filme brasileiro conta a história de um garoto de classe média que nascido em uma família rica e frequentando os melhores colégios se envolve com as drogas e se torna o maior traficante do Rio de Janeiro, posteriormente preso, começa a viver a rotina de um presidiário no Brasil.

12 – Alice na terra dos Ácidos (1968) / Título Original: Alice in Acidland

Alice na terra dos Ácidos (1968)
Direção: John Donne

Esta paródia de “Alice no País das Maravilhas” não poderia falta na nossa lista dos melhores filmes junkies do cinema. A narrativa conta a história de Alice Trempton, que tem sua vida revirada ao conhecer um hippie, sendo a ela apresentado o mundo dos entorpecentes como

LSD e maconha. O filme tem o objetivo de tornar engraçadas as situações vividas pela garota, agora se vale a pena dar algumas risadas cabe a você conferir a obra.

∞ – Breaking Bad (2008) / Título Original: Breaking Bad (BÔNUS)

Breaking Bad
Direção: Vince Gilligan

Há quem diga que esta premiada série americana não pode compor a lista dos melhores filmes junkies do cinema, primeiro porque não se trata de um filme e sim de uma série e segundo porque enfatiza o mundo do tráfico de drogas e não do viciado.

Eu discordo, mesmo não sendo um filme, a série é incrível e além do foco no tráfico, traz a história de Jesse Pinkman, um viciado em metanfetamina que vive altos e baixos em meio ao seu envolvimento com o tráfico.

13 – A Festa Nunca Termina (2002) / Título Original: 24 Hour Party People

A Festa Nunca Termina (2002) - Melhores Filmes Junkies
Direção: Michael Winterbottom

O cenário é Manchester, no ano de 1976 em meio ao show dos Sex Pistols. Tony Wilson (Steve Coogan) inspirado pelo espetáculo musical cria juntamente com seus amigos um dos Dance Clubs mais populares da história regado a muito sexo, música e drogas chamando a atenção do mundo todo para a cidade de Manchester.

Finalizamos aqui a lista dos melhores filmes junkies do cinema, ressaltando é claro que há muitos outros, mas que em nossa opinião esses filmes anteriormente citados são ícones do estilo junkie.

Blogueiro, desenhista, fotógrafo…

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *